Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Fiel à sua essência e de olho no futuro, Evolua comemora 14 anos

Presidente Jerson Vivian: fidelidade às raízes e comprometimento da equipe ajudam a manter média de 1100 novos cooperados a cada mês.

Não é à toa o mote das comemorações referentes aos 14 anos da Evolua é ‘Para evoluir é preciso cooperar’. A frase carrega o princípio que tem feito a instituição alcançar resultados pra lá de expressivos: cooperação. Os números atuais, aliás, certamente superam as previsões do mais otimista integrante do grupo de 32 empresários do setor de transporte que fundaram a cooperativa em 3 de junho de 2008. Próxima dos 40 mil cooperados, a Evolua sonha alto e planeja criteriosamente o seu futuro.

A instituição conta com 13 agências físicas e mais uma agência de relacionamento digital e soma mais de 38 mil cooperados nos estados do Paraná e Santa Catarina. “Temos feito, em média, mil e cem associados a cada mês no último ano. Isso se deve ao empenho da nossa equipe e também à fidelidade que temos com as nossas raízes, desde o início a Evolua prioriza transparência e proximidade com o cooperado”, adianta o presidente Jerson Vivian.

Resultado Econômico Social:

Outro indicador que orgulha a Cooperativa é o Resultado Econômico Social que vem sendo obtido nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, este índice ficou na casa dos R$ 66 milhões. “É um número importante porque demonstra claramente o quanto contribuímos com os municípios onde atuamos e também evidencia o nosso foco na evolução da comunidade e no fomento aos negócios”, afirma o diretor de operações Luiz Antônio Panegalli.

Resultado Econômico Social é uma estimativa que soma todos os negócios feitos na cooperativa e compara com o custo que haveria se estas mesmas operações fossem feitas em bancos tradicionais. Calculada a economia gerada, acrescentam-se os valores que os cooperados receberam como rendimento dos investimentos feitos através da cooperativa. Assim, é possível avaliar a quantidade de recursos que a cooperativa mantém nas comunidades atendidas.

“No ano passado, nossos cooperados tiveram economia de cerca de R$ 58 milhões somente no que se refere a diferença de juros. Ou seja, se tivessem feito as mesmas transações em bancos, este valor teria saído das regiões em que atuamos e se convertido em lucro para grandes instituições financeiras. Com a cooperativa, o valor fica, é reinvestido, promove mais negócios, mais crescimento local”, explica Panegalli.

Progrid viabiliza ações sociais

Outro ponto a comemorar é a participação social da cooperativa. Através do Progrid, a Evolua tem movimentado as comunidades dos municípios a que atende. Além do circuito de corridas de rua Evolua em Movimento, a instituição promove cursos, palestras e treinamentos e atua para levar conhecimento e qualidade de vida aos cooperados e à população em geral. “Com o Progrid, nós levamos a cooperativa até a comunidade. É uma ferramenta que nos aproxima ainda mais das pessoas”, resume Simone Manfroi, coordenadora da área de relacionamento com o cooperado.

Assista aqui vídeo do PROGRID

Presidente Jerson Vivian ladeado por colaboradores que somam 10 anos de Evolua: João Fernando Bortot, Greicy Kelly Juchneski, Graciele Fernanda Rizzo e José Almir Cordeiro Junior.

Crescer 10 vezes até 2030

Apresentado neste ano aos cooperados, o Planejamento Estratégico da Evolua foi desenvolvido com participação de toda a equipe da cooperativa. O documento demonstra que a cooperativa não apenas sonha alto, mas se estrutura para atingir com segurança as suas metas. Um dos objetivos traçados é chegar a 308 mil cooperados até 2030 — o que significa multiplicar por 10 o quadro associativo apurado no exercício 2021. Para tanto, a instituição ampliou sua área de abrangência, que agora inclui 232 municípios nos estados do Paraná e Santa Catarina, com presença física e digital.

“Não apenas vamos atender um número maior de municípios, mas vamos trabalhar para ser a principal instituição financeira dos nossos cooperados. À medida que o cooperado nos vê como sua primeira e principal alternativa em soluções financeiras, as receitas serão ampliadas e a cooperativa irá se fortalecer ainda mais, viabilizando novos projetos. Hoje, com o suporte do Sistema Ailos, temos todos os serviços e produtos que o cooperado precisa, o que facilita muito essa fidelização à cooperativa”, argumento o diretor-executivo Kelvi Krauspenhar.

Ailos é garantia de solidez e inovação

Mais do que um sistema sólido, que ultrapassa 1,2 milhão de cooperados, 580 caixas eletrônicos e 267 postos de atendimento na região Sul, o Ailos é também uma instituição focada em inovação. Novas ferramentas e produtos exclusivos são lançados com frequência e passam a integrar o leque de opções que as cooperativas integradas disponibilizam ao público. “O Ailos busca não apenas facilitar as transações, mas trazer ferramentas que realmente ampliam os negócios dos cooperados”, garante Krauspenhar.

Valores sólidos e desenvolvidos por toda a equipe norteiam as ações da cooperativa, que assinalou em visão um crescimento de 10 vezes até 2030.

Cooperar é melhor que competir

No ano em que comemora seu 14º aniversário, a Evolua apresentou o Manifesto Evolua, uma declaração de valores, princípios e metas levantados pela equipe durante a execução do Planejamento Estratégico 2030. O material salienta o empenho da instituição para impulsionar o crescimento pessoal dos indivíduos e das comunidades atendidas e denota a disposição da cooperativa em atuar em conjunto com outras instituições do seu setor. “Cooperar é melhor que competir”, é uma das frases do documento. “A Evolua veio para somar e multiplicar. Temos valores claros, que são compartilhados por toda a nossa equipe. Juntos, trabalhamos para transformar a comunidade”, pontua o presidente Jerson Vivian.

Assista aqui  Manifesto Evolua

Palavras-chave
14 anos evolua
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png