Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Projeto em parceria com colégios estaduais incentiva empreendedorismo e cooperação entre alunos

Nos meses de agosto, setembro e outubro a Evolua por meio do Progrid participou de uma série de eventos, como palestras e feiras, realizados para alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual em parceria com o Colégio Industrial e o Colégio Mário de Andrade (CEMA). Essas atividades tiveram como objetivo principal proporcionar aos estudantes oportunidades de aprendizado e prática em empreendedorismo, cooperativismo, gestão de pessoas, comunicação, gestão de projetos e gestão financeira. 

Projeto do Colégio Industrial estimula o empreendedorismo e protagonismo

Na parceria com o Colégio Industrial a Evolua participou da Feira dos Clubes de Protagonismo organizada por professores e alunos dos componentes de protagonismo e empreendedorismo. Para o projeto, que envolveu cerca de 110 alunos, foram ministradas palestras sobre precificação, fluxo de caixa e oratória.

Os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos na palestra para criar e gerenciar suas próprias “empresas” na feira interna do Colégio Industrial onde eles comercializaram uma variedade de produtos e serviços, alguns clubes adotaram o tema de sustentabilidade, outros destinaram parte do lucro obtido para ONGs, demonstrando o compromisso social dos estudantes. 

Essa feira proporcionou aos alunos uma experiência prática única de empreendedorismo. “Foi muito bom, com essas atividades a gente aprende a se organizar financeiramente e também é legal ver todos os colegas do grupo trabalhando junto”, comentou o aluno Nathan Torres Barros, de 13 anos. 

Para finalizar, os alunos presidentes dos Clubes de Protagonismo do Colégio Industrial apresentaram os resultados obtidos na feira, incluindo os lucros gerados e a aplicação dos recursos arrecadados. Cada apresentação teve entre 3 e 5 minutos, e ao final, uma empresa se tornou ‘sócia’ e recebeu um aporte financeiro. Embora o valor exato do aporte de R$1.000,00 tenha sido mantido em sigilo até o final, ele beneficiará todos os Clubes de Protagonismo.

De acordo com a professora Maiara Silva, essa parceria entre a escola e a cooperativa trouxe muito apoio e incentivo para os alunos. “Já ministrei diversos projetos na escola, mas nesse, devido essa parceria, foi o qual eles mais se engajaram, correram atrás de tudo e prepararam apresentações incríveis”, declarou a professora.

Gestão de custo e tempo foi o tema da Semana de Negócios no CEMA 

No Colégio Estadual Mário de Andrade (CEMA) a Evolua foi uma das empresas patrocinadoras do XVIII Ciclo de Palestras e Semana de Negócios realizado de 03 a 06 de outubro.

O evento organizado pelo curso técnico de administração do colégio, teve como assunto principal o tema “Gestão de Custo e Tempo”. De acordo com o coordenador do curso, Júlio Davidonis, cerca de 1700 alunos participaram do evento. “Todos os alunos do ensino médio participaram. Os quartos anos foram os gestores do evento, os terceiros e segundos entraram com a parte operacional e os primeiros anos fizeram apresentações interdisciplinares”, destaca o coordenador.

Entre as atrações da Semana de Negócios, os alunos prepararam uma grande feira gastronômica que movimentou mais de 9 mil reais, apenas no primeiro dia. A feira contou com tendas de pizzas, hambúrgueres, crepes, hot dogs, entre outras opções.
Todos os produtos comercializados na feira foram preparados pelos alunos. “Eles fizeram tudo, desde a divulgação, comunicação, identidade visual, compras, preparo e comercialização”, completa Davidonis.

A Cooperativa Evolua, além do aporte financeiro, também ofertou palestras aos alunos sobre Gestão de Pessoas, Comunicação e Marketing, Gestão de Projetos e Cooperativismo.

Segundo Júlio Dalvidonis, essas parcerias são fundamentais para que os alunos exerçam na prática o que aprendem em sala de aula e se preparem para o mercado de trabalho. “Parcerias como essa que fizemos com a Evolua é muito importante, pois só assim conseguimos promover um evento dessa magnitude dentro da escola pública. Além de proporcionarmos essa experiência aos alunos, também colocamos eles em contato com empresas importantes da região, que através das palestras trazem para eles um contexto do atual cenário do mercado de trabalho, do que esperam por eles quando se formarem”, acrescenta o coordenador.

Sobre o Progrid

O Progrid é um programa de educação da Evolua e de todas as cooperativas de crédito do Sistema Ailos. 

O Progrid também é parceiro da corrida de rua Evolua em Movimento. Através de projetos como a Evolua em Movimento  e ações educacionais e culturais nas comunidades, o Progrid tem como objetivo principal promover educação financeira, qualidade de vida e a integração de pessoas incentivando o respeito, a cooperação e práticas saudáveis.

Inscreva seu filho na Corrida Kids Dois Vizinhos da Evolua em Movimento

 

Palavras-chave
Educação PROGRID
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png