Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Evolua em Movimento Dois Vizinhos evidenciou o lado ‘família’ das corridas de rua

Se tem uma palavra que define bem o clima das corridas de rua Evolua em Movimento é ‘família’. A cada corrida, parece aumentar o entrosamento tanto entre os atletas quanto entre os organizadores. Também é nítido o aumento na presença de famílias, no sentido literal, correndo juntas, se apoiando durante as provas. Não foi diferente na etapa de Dois Vizinhos, realizada dia 19 de junho. Para completar o ambiente caseiro, além de pais e filhos, teve até cachorro participando da prova.

Prova teve largada e chegada no Lago Dourado, um dos cartões postais de Dois Vizinhos

Apesar da temperatura — por volta das 8h, momento da largada, fazia 5ºC —, cerca de 300 pessoas participaram da corrida. Com trajeto de cinco quilômetros, largada e chegada no Lago Dourado, a maior parte da prova se deu na Avenida México. “É um dos melhores trechos que o município oferece para esse tipo de atividade. E, como bônus, tem a beleza do Lago Dourado, um cartão postal de Dois Vizinhos”, comenta Simone Manfroi, integrante da equipe Evolua e da organização do evento.

“Pelo clima que fez no domingo, a participação foi excelente. Para os atletas mais treinados o frio não chega a ser um obstáculo, na verdade, pode até a ajudar a reduzir o tempo. Mas para os iniciantes é um pouco mais complicado. Mesmo assim, a imensa maioria dos inscritos manteve o compromisso, compareceu e completou a prova”, pontua o diretor-executivo da Evolua, Kelvi Krauspenhar.

A manhã gelada não assustou os competidores e a corrida contou com a participação de cerca de 300 pessoas.

“Apesar de grande quantidade de provas realizadas no mês de junho aqui na região e do frio que fez no domingo, essa corrida superou todas as nossas expectativas. Umas das maiores provas já realizadas no município e que, além, de bem organizada, registrou grande participação de atletas duovizinhenses, o que é um orgulho pra nós, e ainda contou boa presença de atletas de outras cidades e até de outro Estado”, analisa José Skorek, presidente da Acordov – Associação de Corredores de Rua de Dois Vizinhos, entidade parceira do evento.

Cenas que chamaram a atenção

A Evolua em Movimento etapa Dois Vizinhos contou com atletas profissionais, que garantiram alto nível técnico à prova. Mas, como de costume, o que mais comoveu participantes e público foram cenas que pouco tem a ver com bom desempenho atlético, estão muito mais ligadas à solidariedade, amizade e valores familiares.

Após cruzar a linha de chegada, dona Terezinha Santin e a sua guia, Cienara Cândido, se abraçam.

Um exemplo é a presença da deficiente visual Terezinha Santin, 63 anos. Moradora de Francisco Beltrão, ela vem participando de provas Evolua em Movimento guiada pela atleta Cienara Cândido — que abre mão de buscar uma possível conquista esportiva para auxiliar dona Terezinha a realizar seu objetivo. “É muito mais emocionante do que conquistar um pódio”, garante Cienara.

Alexandro ‘Índio’ Pereira no pódio com a filha Frida, na ocasião, com apenas 35 dias de vida.

Por falar em pódio, foi justamente nele que rolou uma daquelas cenas que leva o fofurômetro às alturas. Quando subiu ao degrau mais alto para receber sua premiação na categoria 35 a 39 anos, o atleta e treinador da Performance Runner, Alexandro ‘Índio’ Pereira, levou no colo a filha Frida, de apenas 35 dias de vida. Será que o pessoal que acompanhou o momento se comoveu? Pode apostar que sim.

“A Frida é um presente. A nossa meta era levar ela na primeira corrida que ela pudesse ir. Fiz duas provas em que não pude levar, porque ela era recém-nascida. A meta agora é em todas as provas que eu participar, quando subir no pódio, subir com ela”, adianta Índio. Ele contou que a esposa Silvina Bogado também é corredora e a ideia do casal é incentivar a filha a seguir no esporte.

Osso duro de roer: cachorro atleta ‘lidera’ a primeira parte da prova, na avenida México.

Outra cena que chamou a atenção se deu na largada e na primeira parte da prova. Posicionado logo à frente da linha de largada estava um cachorro, que não apenas largou em sintonia com os atletas, mas acompanhou o pelotão da frente, chegando a liderar boa parte do percurso. A organização do evento, no entanto, não sabe dizer a quem pertence o ‘Bolt’, mas estuda entregar uma medalha especial ao primeiro participante da categoria ‘caninos’.

Ainda que numa posição irregular, ‘Bolt’ aguarda a largada da prova.

Fotos EEM Dois Vizinhos 

Palavras-chave
EEM evolua
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png