Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Superação de limites e companheirismo marcaram a primeira corrida Evolua em Movimento deste ano

As corridas de rua ganham cada vez mais adeptos. Entre os motivos do fenômeno, estão o baixo custo do material para iniciar na atividade, o clima alegre e saudável durante as provas — o que gera muita integração — e a possibilidade de superar limites pessoais. Cada corrida é recheada de novas e interessantes histórias de superação e solidariedade.

Não foi diferente na prova de abertura do calendário 2022 do Evolua em Movimento, realizada em Francisco Beltrão, no domingo, 13. Boas histórias não faltaram. E, quem fica próximo à linha de chegada percebe o esforço e a satisfação dos participantes ao completar o percurso. Os corredores menos prováveis são justamente os que mais se emocionam e também os que mais emocionam.

Aplaudida pelos companheiros de prova, a deficiente visual Terezinha Santin (conduzida pela atleta Cienara Cândido) foi a primeira a largar.

É o caso de Terezinha J. B. Santin, 63 anos, que, apesar de ser portadora de deficiência visual, encarou o desafio de correr os 5km da primeira prova realizada pela Evolua neste ano. Casada e mãe de três filhos, a moradora da Cidade Norte, em Francisco Beltrão, correu guiada pela atleta Cienara Cândido — ambas cruzaram a linha de chegada com um enorme sorriso no rosto.

Sorridentes e emocionadas, dona Terezinha e Cienara cruzaram a linha de chegada e receberam suas medalhas.

Pelo pouco treino que tive, acho que fui muito bem. Mas vamos melhorar, treinar mais. Primeira vez que participei aqui em Beltrão, gostei muito”, comentou dona Terezinha, logo após a chegada, cheia de disposição. Ela destacou o incentivo que recebeu dos companheiros de prova durante o trajeto e elogiou a atuação da sua guia: “Foi um anjo que Deus mandou pra mim. Foi um orgulho correr com ela”.

Atleta experiente e bastante conhecida nas corridas de rua na região, Cienara Cândido trocou, nesta edição, a busca pelo resultado pessoal pela oportunidade de ajudar outra pessoa a superar seus limites. Ela parecia mais emocionada até do que a corredora a que conduziu. “Foi um misto de emoção e responsabilidade. Com certeza é uma experiência que vou querer repetir”, comentou.

Atleta e guia se abraçam logo após a chegada.

Antes de conduzir dona Terezinha para o local onde, após a prova, eram servidas frutas para os atletas, ela ainda sentenciou: “corrida é o esporte individual mais coletivo que existe, porque todo mundo se doa muito, se ajuda, se incentiva”. Pelo que se viu antes e depois da prova, que teve largada e chegada no Parque de Exposições Jaime Canet Júnior, Cienara tem mesmo razão.

Prova recebeu 580 inscrições

Realizada com apoio da ABAA – Associação Beltronense de Atletas Amadores, a corrida Evolua em Movimento – Francisco Beltrão recebeu 580 inscrições. Na avaliação dos organizadores, a prova registrou bom nível técnico. “Nosso objetivo maior é promover integração e saúde, mas não podemos deixar de destacar que tivemos a participação de atletas de alto nível”, comenta Marcel De Toni, colaborador da Evolua que atuou na organização.

 

A largada no Parque de Exposições Jaime Cannet Junior, às 7 horas, do domingo, 13. A primeira prova do ano contou com atletas de alto nível.

Um dos fatores que proporcionou a boa aceitação por parte dos atletas foi a antecipação do horário da largada devido à onda de calor que atinge a região — nas edições anteriores, a prova iniciava às 7h30; desta vez a largada se deu às 7h. “Para refrescar os participantes, além de pontos de hidratação, foi instalado um portal com aspersores de água no trajeto”, acrescenta Marcel.

Outros pontos favoráveis à corrida foram a data e o percurso: “Temos em média três provas por mês no início do ano, mas a data da Evolua em Movimento – Francisco Beltrão não conflitou com nenhuma outra. Nosso percurso é leve, praticamente plano, o que resulta numa prova inclusiva, que permite a participação de pessoas de todos os níveis, do iniciante ao profissional”, explica De Toni.

A próxima corrida de rua Evolua em Movimento será em Chapecó (SC), no dia 20 de março. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site evoluaemmovimento.com.br.

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png