Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

[De olho no golpe] Conheça os principais golpes usando o Pix

Você já deve ter ouvido falar muito sobre o Pix. Ele é o novo meio de pagamento digital e instantâneo, criado pelo Banco Central do Brasil, que possibilita transferências eletrônicas imediatas, com muito mais agilidade e praticidade.

De maneira geral, o Pix funciona como uma transferência normal (como TED ou DOC), mas o dinheiro cai na conta na hora e as transações podem ser feitas em qualquer horário, 24 horas por dia. Mas é claro: com ele, também surgiram novos golpes.

 

Começando pelo mais importante: o Pix é seguro?

Sim, pois ele segue as regras de segurança do Banco Central, com os mesmos protocolos já usados em TEDs e DOCs. O Pix é seguro, o risco está em golpes dados em outras redes, como WhatsApp, Facebook, SMS.

Alguém pediu um Pix com urgência? Pode ser golpe!

Uma fraude que está sendo muito praticada começa com a clonagem de contas no WhatsApp ou redes sociais. Depois, o golpista manda mensagem para os contatos da vítima, se passando por ela, dizendo que precisa fazer um pagamento urgente e está com dificuldades (por problemas no aplicativo da instituição financeira, por exemplo). Com isso, o criminoso solicita que o contato faça o pagamento, com o argumento que o valor será enviado depois.

O clone de contas costuma ser feito após a vítima clicar em um link suspeito ou informar algum código de segurança, que possibilita o acesso do golpista em suas contas. Lembre-se, a Cooperativa NUNCA:

❌ Solicita – pessoalmente, por telefone, chat ou e-mail – as suas senhas de acesso (seja de conta on-line, aplicativo ou cartões);

❌ Solicita acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações de senhas;

❌ Publica links ou dicas em outros perfis.

Leia também: Aprenda a reconhecer sites e aplicativos falsos 

 

Lembre-se sempre de conferir os dados informados no app

Antes de enviar o Pix, o aplicativo da Cooperativa sempre irá pedir para você confirmar os dados do destinatário. Confira com muita atenção e evite o pagamento caso veja algo suspeito.

Caso seu celular seja roubado, não se preocupe: o criminoso só consegue fazer Pix com a senha do App Ailos. Então sempre crie senhas seguras, difíceis de serem descobertas, e nunca as deixe escritas em algum papel perto do celular, por exemplo.

Identificou alguma situação suspeita ou tem alguma dúvida? Entre em contato com o seu Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou ligue para o SAC 0800 647 2200.

 

Palavras-chave
Evite Golpes
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png