Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Evolua evolui 15 posições no GPTW comparado ao ano anterior

‘Evoluir sempre’. Esta é uma das metas que norteiam cada passo da Evolua. E são muitos os indicadores que comprovam a concretização deste objetivo. Um deles, no entanto, tem valor especial para a instituição, o selo GPTW – Great Place To Work. Neste ano, a cooperativa de crédito participou pela segunda vez do Ranking Paraná e ficou classificada entre as 110 melhores empresas para se trabalhar no Estado. Detalhe importante, a posição melhorou em relação à primeira participação, em 2021.

Evolua obteve a 16ª colocação entre as empresas de médio porte participantes do ranking GPTW Paraná.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado que conquistamos. Ficamos em 16º lugar entre as empresas de médio porte; avançamos 15 posições em relação ao ano passado”, comemora o diretor executivo da Evolua, Kelvi Krauspenhar. Ele atribui o resultado ao empenho da instituição em valorizar seu pessoal. “A Evolua é feita por pessoas e para pessoas. Procuramos dar oportunidade aos nossos colaboradores de serem protagonistas tanto no dia a dia no trabalho quanto na gestão de suas carreiras”.

Kelvi Krauspenhar, Gilvania Stocco e José Delmo Menezes Junior no UP Expo, em Curitiba, onde foi realizada a 13ª edição do ranking GPTW no Estado.

A coordenadora de gestão de pessoas da Evolua, Gilvania Stocco, considera a evolução no ranking GPTW Paraná resultado do aumento de ações internas voltadas ao clima organizacional. “Em relação a 2021, nós aumentamos a quantidade de práticas. E, frequentemente revisitamos esses procedimentos para entender se ainda fazem sentido, pensando na experiência e no desenvolvimento do colaborador”. Ela lembra que a avaliação do ranking é composta por 75% pesquisa e 25% corresponde a escrita das práticas culturais.

A Evolua subiu 15 posições no ranking em relação a 2021. Na visão dos dirigentes, escalada se deve à ampliação de práticas internas voltadas a clima organizacional. Na foto, diretor executivo Kelvi Krauspenhar e a gestora de pessoas Gilvania Stocco.

Valorização com base na avaliação integral

Para avaliar e valorizar seu pessoal, a cooperativa desenvolve ações abrangentes, que consideram toda a jornada do colaborador. Da entrevista de emprego até o caso de desligamento, tudo é orientado a promover experiências produtivas. “Disponibilizamos cursos e capacitações do jovem aprendiz até os diretores. Nossas práticas de reconhecimento e valorização do colaborador consideram a participação em atividades, tempo de casa, datas comemorativas, méritos e promoções. Ou seja, avaliamos nosso pessoal de forma integral”, garante Gilvania.

Ambiente agradável e produtivo

A gestora de pessoas da Evolua relaciona a boa avaliação no GPTW às boas experiências do colaborador no ambiente de trabalho. “Tudo está linkado, o que fazemos para gerar experiências e criar um ambiente de trabalho agradável se reflete em uma avaliação positiva da cooperativa”, salienta. Para Gilvania Stocco, a Evolua encontrou o equilíbrio, concilia clima agradável com produtividade. “Produção está ligada a bem-estar. Pessoa feliz, realizada, reconhecida, vai procurar entregar mais, vai conduzir melhor o seu trabalho.”

Avaliação interna semanal

Embora seja uma confirmação de peso e possibilite, por sua metodologia, uma visão diferenciada, o GPTW não é a única forma adotada pela Evolua para dimensionar a satisfação dos seus colaboradores. “A realidade das organizações sofre influências diárias, por isso a gente faz pesquisa do clima interno semanalmente com todos os colaboradores. Isso nos ajuda a ter uma visão mais nítida sobre o que está acontecendo e a corrigir rapidamente o rumo se for necessário”, pontua Gilvania.

Representantes da Evolua durante o evento em Curitiba.

GPTW torna a Evolua mais atrativa

Para o diretor de operações Luiz Antônio Panegalli, a escalada no ranking GPTW Paraná eleva o ânimo de toda a equipe e sinaliza a qualidade do clima organizacional da Evolua, tornando a cooperativa uma das empresas mais atrativas do mercado. “Estamos em um segmento em que há disputa por profissionais, é um segmento competitivo. E esse nosso crescimento gradual nos consolida, nos ajuda a atrair e a manter os melhores profissionais no nosso quadro. É um resultado que reflete o orgulho de pertencer à Evolua”, afirma.

Mais de 300 empresas foram avaliadas

A revelação das ‘110 melhores empresas para se trabalhar no Paraná no ano de 2022’ aconteceu no dia 16 deste mês, com uma grande festa no UP Expo, em Curitiba. A 13ª edição do ranking GPTW no Estado contou com apoio da Gazeta do Povo, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) e do Grupo Hel – eventos digitais e presenciais.

As 110 classificados estão divididas em três categorias: 20 empresas de grande porte (com mais de 1 mil funcionários); 70 de médio porte (entre 100 e 999 empregados) e 20 de pequeno porte (de 30 a 99 colaboradores). Mais de 300 empresas participaram da avaliação.

 Lideranças têm papel fundamental

Entre os fatores que mais contribuem para as boas avaliações dos colaboradores das empresas ranqueadas no GPTW, estão benefícios, oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento aos valores da instituição, camaradagem entre colegas, sentimento de pertencimento e credibilidade e imparcialidade dos líderes em relação aos funcionários.

“O GPTW não apenas valoriza o líder que preza por objetividade e respeito pelos colaboradores, mas também é uma ferramenta para desenvolver as lideranças a fim de que sejam promotoras de um bom lugar para se trabalhar. E como é natural que o comportamento dos líderes seja espelhado pela equipe, a presença de bons líderes também impulsiona o desenvolvimento de novas lideranças”, finaliza Gilvania Stocco.

Palavras-chave
evolua GPTW
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png