Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Incentivar a leitura e a cooperação são os objetivos do Evolua conta uma história

Através de uma apresentação teatral atrativa e envolvente, seguida de atividades educativas, a Evolua está incentivando a leitura e a cooperação entre alunos de escolas públicas dos municípios onde atua. Iniciado neste mês, o projeto ‘Evolua conta uma história’ é viabilizado pelo Progrid — Programa de Integração do Cooperado e Comunidade. A expectativa é levar a iniciativa para mais de 3 mil crianças ainda neste ano.

O lançamento do Evolua conta uma história aconteceu dia 1º de outubro com uma live destinada a filhos de colaboradores da cooperativa de crédito. No dia 4, na escola municipal Maria Helena Vandresen, de Francisco Beltrão, foi realizada a primeira apresentação presencial do espetáculo ‘A Turma do Clubinho e a Dra Livros’. Pela reação das mais de 400 crianças presentes na estreia, a organização do projeto confirmou a validade da iniciativa.

Duas mulheres e um homem contando histórias para um escolaA primeira apresentação da peça A turma do clubinho e a Dra Livros foi realizada na escola Maria Helena Vandresen, em Francisco Beltrão. Mais de 400 alunos acompanharam a encenação.

“Os alunos ficam encantados com a história. Eles se surpreendem ao ver os personagens saindo de um livro e interagindo com a Dra Livros e com a plateia. É uma dinâmica envolvente, que conquista a atenção das crianças, desperta neles a curiosidade pela leitura e dá boas noções sobre trabalho em equipe”, avalia a coordenadora da atividade, Tathy Ronsani.

Objetivo é recuperar a saúde da ‘Dona Literatura’

De autoria de Anthony Cruz, o enredo de A Turma do Clubinho e a Dra Livros apresenta uma “médica de livros” que, ao tratar um paciente, é surpreendida por personagens que saem da publicação. Juntos, Dra Livros, Fortumiga, Ritinha, Zequinha e Lorena planejam ações para recuperar a saúde da Dona Literatura, o que envolve incentivar crianças a frequentar a biblioteca e a ter compromisso com a leitura.

Duas mulheres e um homem contando histórias para um escola
Dra Livros, Zequinha e Fortumiga, personagens da Turma do Clubinho e Dra Livros chamaram a atenção das crianças para a importância da leitura e da cooperação.

 

Projeto reforça a importância do livro

Além de promover a apresentação teatral, a cooperativa Evolua está doando exemplares do livro ‘30 histórias para dormir’ às instituições de ensino atendidas pela iniciativa; os livros são destinados aos alunos participantes. Para a diretora da escola Maria Helena Vandresen, Ediane Lazarotto de Araújo, o projeto produz um impacto bastante positivo na vida das crianças.

“A Evolua está fazendo um belíssimo trabalho, pois a leitura é a chave fundamental na vida dos nossos estudantes. Quem lê, consegue escrever e interpretar, mas hoje, principalmente por causa da tecnologia, a leitura é deixada de lado. Este projeto traz de volta a importância do livro e do conteúdo e vai contribuir muito para o aprendizado em nossa escola”, avalia Ediane.

Através do Evolua conta uma história, alunos das escolas participantes recebem exemplares do livro 30 histórias para dormir.

Após o teatro, mais 30 dias de atividades nas escolas

O espetáculo a Turma do Clubinho e a Dra Livros segue sendo apresentado nas escolas até dia 21 deste mês. Mas a ação tem sequência por mais 30 dias, em cada instituição de ensino participante, através de atividades em formato EAD. “Os alunos participam durante um mês da Trilha do Coopera Educa, que são 25 minutos de atividades relacionadas a cooperativismo. Depois disso, nossa equipe retorna às escolas para entregar a carteirinha do Clubinho e certificado de participação”, informa Tathy Ronsani.

Formando cidadãos para a comunidade

O Evolua conta uma história atende a escolas dos municípios de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco, Guarapuava, Realeza e Marmeleiro. “O papel de uma cooperativa é atuar para o desenvolvimento da comunidade. Estamos muito felizes por ver essa iniciativa acontecendo na prática. Ao incentivar as nossas crianças à leitura e à colaboração, contribuímos para a formação de cidadãos preparados, capazes de agir de maneira responsável e ética”, avalia o diretor-executivo da Evolua, Kelvi Krauspenhar.

Mais ações programadas

O Evolua conta uma história foi lançado em outubro em referência ao mês da criança, contudo, a intenção é a de que tenha continuidade. “Em 2022, o projeto deve começar junto ao início do período letivo e se estender durante todo o ano, pois o intuito é atender uma quantidade ainda maior de crianças e adolescentes”, adianta a coordenadora Tathy Ronsani.

Outra ação que deve ser colocada em prática no próximo ano, também através do Progrid, está relacionada à educação financeira e cooperativista. “Vamos seguir com o formato lúdico, que é muito eficiente para atrair a atenção e conscientizar os alunos sobre a importância desses temas. Ações assim vem ao encontro do nosso propósito de servir e inspirar pessoas para melhorar o mundo”, finaliza a coordenadora.

 

 

Palavras-chave
PROGRID
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png