Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Gerente explica ambiente positivo da Evolua: a gente se diverte naquilo que alguns chamam de trabalho

Ambiente de trabalho alegre e positivo, foco em resultados e em novas soluções, participação em atividades da comunidade, termos como ‘evoluer’ e ‘jeitão Evolua’, processos formais impulsionados por um clima de simplicidade e cooperação que tem gerado crescimento acima da média, mas em conformidade com o planejado. Com este cenário, a Evolua vem obtendo excelente avaliação nas pesquisas de clima organizacional e se consolida como uma instituição diferenciada e atrativa, que desperta o interesse tanto de jovens, que estão ingressando no mercado de trabalho, quanto de profissionais experientes.

Thiago Caetano: quando uma pessoa se torna evoluer, significa que ela tem grande alinhamento com o nosso jeitão de ser.

Quem explica esse fenômeno é o gerente de comunicação da Evolua, Thiago Caetano. Para ele, a cooperativa já começou com a visão correta e, no decorrer das atividades, com a participação dos colaboradores, aperfeiçoou às suas práticas internas e externas. “A cultura inicia desde o primeiro dia que as pessoas se reúnem para trabalhar. Ao longo dos anos o que a Cooperativa fez e continua fazendo é clarificar e disseminar ainda mais essa cultura, introduzindo novos ingredientes alinhados com aquilo que somos e com aquilo que não somos, com o nosso jeitão de fazer e ser”, resume.

Por falar em ‘jeitão’, esse é um dos termos que faz parte da cultura da cooperativa. Thiago diz que essa expressão traduz toda uma gama de valores e características. “O nosso jeitão vai além de criar um excelente ambiente de trabalho, que motiva e proporciona ótimas condições de desenvolvimento. Nós temos certeza de que estamos servindo e inspirando pessoas a melhorar o mundo.”

Ele relata que proximidade e acessibilidade dos diretores com a equipe são alguns dos componentes do jeitão. “Conversamos de forma aberta, leve e objetiva. Nossos diretores e o presidente estão à disposição para discutir planejamento, ações, ao mesmo tempo em que estão interessados naquilo que o colaborador gosta ou fez no final de semana. E isso acontece numa reunião, no corredor, na cozinha, onde for possível estarmos próximos”, destaca.

Outra palavra própria da cultura interna da cooperativa é ‘evoluer’, uma forma de se referir aos integrantes do time Evolua. “Quando uma pessoa se torna evoluer, significa que ela tem grande alinhamento com o nosso jeitão de ser, que acredita e vive os nossos valores”, explica Thiago Caetano. Entre as características de um evoluer, estão pensar em melhorar sempre, gostar de estar com outras pessoas, ter um coração ensinável e desejo de inspirar positivamente as pessoas ao seu redor.

“Um evoluer está sempre inquieto para fazer melhor, tem a mente focada em solução, ao mesmo tempo que consegue se conectar com cada ser humano com o qual interage. Tem jeito simples, é uma pessoa acessível, sabe que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. Um evoluer joga para o time vencer, pratica a cooperação de forma genuína e cria um clima de positividade dentro do ambiente de trabalho, encarando desafios como oportunidades de crescimento”, descreve o gerente de comunicação.

Propósito genuíno torna Evolua atrativa

O clima organizacional positivo, alegre e construtivo tem auxiliado a Evolua a manter e a atrair bons profissionais para o seu quadro de colaboradores. Se tornou, portanto, um diferencial no segmento financeiro, onde profissionais competentes são disputados. Para se certificar de que o ambiente interno se mantém saudável, a cooperativa acompanha indicadores qualitativos e quantitativos.

“Percebemos que o número de candidatos por vaga cresce a cada oportunidade que abrimos, isso é sinal de quanto os nossos colaboradores falam bem da cooperativa fora dela. Temos ferramentas de pesquisa interna que apontam satisfação acima de 95% dos colaboradores. O tempo médio de casa, bem como o turnover reduzido também mostra que estamos no caminho certo”, avalia Thiago.

Ele considera que a busca por criar uma cultura forte e positiva, que torna o ambiente de trabalho um lugar de desenvolvimento, conquistas e também felicidade foi disseminada em toda a cooperativa. “Agimos continuamente para gerar engajamento e satisfação com nossos colaboradores, todos aqui sentem que somos movidos por um propósito genuíno, que é servir e inspirar pessoas a melhorar o mundo”, frisa.

E o que é preciso para fazer parte da equipe Evolua? Thiago Caetano diz que a cooperativa procura pessoas positivas e genuínas. “Ambiente bom é formado por pessoas com energia positiva e que conseguem ser elas mesmas. Valorizamos a sinceridade das pessoas que falam o que pensam de maneira assertiva”.

Outro ponto salientado pelo gerente de comunicação como importante para alguém que deseja se tornar evoluer é o cuidado consigo mesmo. “Incentivamos qualidade de vida e desenvolvimento pessoal, portanto, ter cuidado com a saúde, física, mental e espiritual é imprescindível para os evoluer”.

No aspecto comportamental, a cooperativa preza por pessoas com protagonismo, que assumam o rumo da sua carreira, com comprometimento, engajamento e responsabilidade. “Buscamos pessoas com o coração ensinável, com foco em cooperar e jogar pelo time, pessoas capazes de entregas consistentes e confiáveis.”

Crescer e atingir metas sem deixar de rir

Thiago resume, de forma descontraída, o que impulsiona a positividade ambiental da Evolua: “Temos objetivos a serem conquistados e eles nos fazem crescer, sermos inquietos para fazer cada vez melhor. Ser um evoluer é assim, crescer, buscar resultados, aprender, viver cercado por boas energias e pessoas maravilhosas, sem passar nem um dia sem rir ou ser divertir naquilo que alguns chamam de trabalho”, pontua.

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png