Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Inicie seu planejamento financeiro para 2023!

Nada melhor do passar um ano tranquilo sem apertos financeiros, não é mesmo?

Organizando suas finanças você consegue poupar, tirar projetos do papel e ainda consegue se programar para ter um ano tranquilo, sem apertos. Bruna Kloppel, especialista em investimentos do Ailos, separou algumas dicas financeiras para começar a guardar e até investir dinheiro, para entrar em 2023 com o pé direito quando o assunto for finanças:

  • Anotar tudo o que ganha e gasta. Para organizar sua vida financeira, é imprescindível que você comece a anotar tudo. Quando nos damos conta de quanto dinheiro tem ido para cada coisa, já podemos planejar um orçamento de gastos e economias. Você pode utilizar um aplicativo ou uma planilha para te ajudar com essa organização, ou até mesmo o bom e velho caderninho. O importante é anotar.

Para ajudar nessa etapa, confira o vídeo sobre Controle Financeiro Pessoal com dicas importantes para você!

  • Estabelecer datas próprias para cada meta. Como diz o ditado popular: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Por isso, estabeleça objetivos concretos: quanto deseja ter de reserva financeira até o final do primeiro semestre de 2023? E até o mês de dezembro? Quanto irá guardar por mês? Seja comprometido com suas metas e acompanhe o andamento delas ao final de cada mês.

Organize seus objetivos por meio da Aplicação Programada. Defina sua a meta, o valor que desejar guardar mensalmente, personalize com o nome que preferir e inclua a data para débito, assim o investimento será realizado automaticamente para você todo mês. Inclua quantos planos você desejar de forma rápida e fácil!

  • Dividir as economias em curto, médio e longo prazo. Olhe para suas economias em três etapas. Na primeira, você guardará sua reserva de emergência, aquele dinheiro que servirá para situações de imprevisto, como uma manutenção inesperada no carro ou na casa, por exemplo. O ideal é acumular pelo menos três vezes o valor da sua renda mensal. Invista o dinheiro em produtos de renda fixa com pouco risco e que você consiga resgatar com facilidade. Uma dica são as Aplicações nos produtos RDC da cooperativa, você pode começar agora mesmo a investir pelo App Ailos.

Quando estiver com o valor que estabeleceu, vá para a segunda etapa, em que você guardará o dinheiro que pretende usar a médio prazo, seja para fazer a viagem dos sonhos, trocar de carro, fazer uma reforma etc.

Investir em Consórcio pode ser uma boa escolha para esses objetivos de médio prazo. Nas cooperativas do sistema Ailos você consegue mais flexibilidade de negociação e taxas inferiores à média de mercado. Procure o atendimento da sua cooperativa e confira as melhores soluções para você.

E a terceira etapa é a reserva a longo prazo, aquela que você irá desfrutar na aposentadoria. Pesquisas mostram que, hoje, 91% dos brasileiros aposentados não conseguem viver apenas com a sua aposentadoria, e dependem da ajuda financeira de familiares. Por isso essa reserva é tão importante. Conheça os benefícios da Previdência Prevcoop da sua cooperativa ou saiba também como investir por meio do plano de Cotas de Capital.

  • Começar agora mesmo e ser disciplinado. Muitas pessoas traçam metas, porém, poucas as cumprem. Isso porque a rotina às quais já estão acostumadas é mais fácil e prática. Sair da zona de conforto e iniciar um novo hábito é sempre algo que incomoda no início. Contudo, com o passar do tempo, você verá os frutos do seu esforço. Então, não deixe que as desculpas sejam mais fortes que você. Ter uma vida financeira organizada requer esforço e dedicação. Quando se transforma em hábito, você fará sem ao menos perceber e, no final de cada mês e de cada ano, terá suas contas no azul, podendo tirar do papel o próximo sonho.

Faça do seu 2023 um ano de realizações e conte com a sua cooperativa para isso!

Palavras-chave
Investimentos
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png